domingo, 14 de agosto de 2011

O verdadeiro herói da vida dos filhos


Durante toda a semana, a TRIBUNA DO NORTE recebeu e selecionou mensagens em homenagem aos pais. Confira!
Durante toda a semana, a TRIBUNA DO NORTE recebeu
 e selecionou mensagens em homenagem aos pais. Confira!
Levantar no meio da noite para cuidar do bebê, trocar fraldas e até preparar a mamadeira ou o lanche da tarde. Tarefas domésticas restritas até certo tempo atrás às mulheres são cada vez mais desempenhadas pelos homens. O arranjo estrutural na criação dos filhos acompanhou o estilo de vida, com a inserção da mulher no mercado de trabalho e transformou a figura paterna - antes autoritária e menos presente - em uma versão, digamos, mais "cuidadora" e participativa, mas também confusa com o seu papel.

Essa desconstrução, ao longo do tempo, gera benefícios e conflitos na relação pais e filhos. E não se enganem, sobretudo para os primeiros. Segundo a psicóloga da família Cristiana Oliveira, a correria diária afeta diretamente o conceito de autoridade que antes era mais claro e fácil para pais e filhos assimilarem. A rotina mudou e o maior desafio - e também conflito - é saber lidar com a autoridade e o tempo para os filhos. Hoje toda a família precisa aprender a administrar o tempo. É comum os filhos passarem mais tempo com babás, avós ou na escola. Muitos pais, explica a psicóloga, se sentem culpados por não poderem estar com seus filhos e acabam optando por um sistema de compensação. "São pais que concedem mais, oferecem mais coisas materiais. Trabalham e vivem pensando no futuro dos filhos em oferecer o melhor e esquecem do hoje,. Não sabem impor os colocar limites e dar atenção", observa.

Ser pai, analisa Cristiana Oliveira, era mais fácil na época em que as mães assumiam a maior parte da educação e criação dos filhos. No entanto, a responsabilidade compartilhada e a participação dos dois contribuem para uma relação mais amistosa, em que há uma maior abertura e liberdade. Isso corrobora para pais mais receptivos ao diálogo o que permite aos filhos mudar o referencial de confiança - antes voltado para pessoas fora do ambiente familiar, como amigos, professores - para buscam em casa orientações sobre temas que antes sequer eram abordadas. "Não é mais só a mãe que assume aquela imagem amorosa".

Mas encontrar o equilíbrio entre a autoridade paterna e o pai amigo é uma dificuldade enfrentada por muitos pais. E, os que não conseguem, tendem aos extremos em suas ações, ou não exercem autoridade ou são autoritários e recorrem ao grito e a ameaça.

A atitude, muitas vezes acentuada por situação de cansaço físico, estresse ou reprodução do modelo de educação recebido em casa, faz com que a criança obedeça por medo e não por respeito a autoridade paterna.

"Muitos se perdem aí. Ainda existe um conflito entre assumir a figura de cuidador e abandonar a posição machista", ressalta Cristiana Oliveira. O resultado na formação da criança é sentimento de revolta, agressividade ou baixo-autoestima. Encontrar e estabelecer horários para atividades, com base no reconhecimento de necessidades de atenção dos filhos é ponto chave na melhoria do convívio e entendimento do educar.

Durante toda a semana, a TRIBUNA DO NORTE recebeu e selecionou mensagens em homenagem aos pais. Confira!

Ao meu vô, Zé Branco, em sua memória, agradeço pelo excelente exemplo dado ao longo destes 27 anos de convivência e ensinamentos constantes! Hoje, depois de sua partida, Deus me deu a oportunidade de "tentar" pelo menos, ser parecido com você! Confesso que será difícil... mas Deus já me deu a oportunidade inicial, ser pai.
Ana Clara está aí e tudo que a mim couber, estarei disposto a fazer para educá-la, protegê-la e principalmente amá-la da forma como sempre sonhei que o meu pai biológico tivesse o feito, mas graças a Deus o meu avô o substituiu.
Parabéns a todos os pais! - Saulo Leão

Meu pai, meu herói.
Pai,simbolo de amor...
Em cada manha que acordo, tornando meus dias mais mais alegres. Em cada tarde, com seu afeto e preocupação me protegendo de todo mal do mundo, e dividindo comigo o peso da responsabilidade de uma vida adulta, cheia de obstáculos. A cada conselho, ou ate mesmo silêncio nos momentos difíceis. A cada ligação fora de hora, só pra saber se estou bem. A cada decisão tomada, o apoio que foi dado. Enfim foi nesses momentos que minha vida foi adquirindo mais brilho, deixando de ser a garota mimada, para torna-se uma mulher madura. O meu muito brigada PAI pelo seu amor fraterno e silencioso. - Aretta Natália Filgueira Berreto
Hoje é o seu dia. Como foi ontem. Como será amanhã. A morte não mata o amor. A dor nos faz crescer, compreender , que estamos aqui apenas de passagem. Os seus valores, não foram aplicados na bolsa, mas no fundo do nosso coração. Os seus ensinamentos, bem mais valiosos que juros e dividendos de qualquer aplicação. Ser pai é ser diferente, jamais indiferente. Ser pai é ser exemplo, templo que abriga a vida. Hoje, é o seu dia. E o meu também. É o nosso dia. Não se esquece, quem merece ser eternamente lembrado. Ser pai, é saber ensinar o que não se aprende. Aprender, o que não se ensina. Na vida, se morre. Na morte, se vive. Obrigado Deus, por 43 anos, 5 meses e 27 dias ao seu lado. - Ítalo Filho
Ainda não dá pra acreditar! Doeu e sempre vai doer quando eu lembrar dos momentos felizes, e apesar de saber que seu corpo hoje já não é mais matéria, ainda sinto sua presença em cada passo que dou e, neste dia, o dia de todos os PAIS, olharei para o lado e não verei teus olhos brilhando de orgulho e sua face refletindo felicidade. Porém, tua presença será tão forte que sentirei teu caloroso abraço e ouvirei tua voz trêmula de emoção a me abençoar. Nessa hora, não poderei deixar de pensar ainda mais em ti e de dizer-te que se até aqui cheguei, é porque fizeste parte dessa conquista. Obrigado por tudo! Tenho muitas saudades, MEU PAI. - Aluênia Medeiros Dantas
Talvez seja um inédito dia dos pais que eu precise passar e longe do senhor. Infelizmente, terá que ser. A vida, o mudar de cidade, a distância às vezes nos deixa longe quando mais precisamos estar perto. Mas estou aí, no calor de nosso sertão. Sinta meu abraço como nunca foi dado. E o meu beijo no seu rosto com a barba meio rala. Sinta o "Eu te amo" mais sincero que eu poderia ter te falado em toda vida. Dos poucos que eu tenha dito ao vivo e dos tantos que escrevi. Um feliz dia dos pais para, sim, o melhor pai de todo o universo. Para o meu pai herói de tantas noites em claro e quem me ensinou que estudar é sempre o melhor caminho. - Valéria Araújo Ferreira da Silva
Como será um pai moderno? será aquele que acorda cedo sai cedo para o trabalho e dá um beijo nos seus filhos antes de sair? não, não é isso, ou seja não é apenas isso, um PAI MODERNO, chega em casa dá outro beijo ainda maior, um abraço gostoso, pois a saudade é grande, o amor maior ainda, maior do que o cansaço do dia das tarefas diárias que ele desempenhou, não há limites neste amor, não há barreiras para se impor entre eles. o amor abençoado é amor moderno de PAI. - Rosane Maria Soares Malveira
3 anos: "Papai, te amo." 11 anos: "Pai, me dá aquele brinquedo." 16 anos: "Meu pai é tão irritante." 18 anos: "Eu quero sair de casa." 25 anos: "Pai, vc tinha razão." 30 anos:" Eu quero voltar pra casa do meu Pai." 50 anos: "Eu não quero perder o meu Pai." 70 anos: "Eu abriria mão de TUDO pra ter meu pai aqui comigo."...Você só tem 1 pai. Coloque isso no seu mural se vc admira e ama o seu pai. TE AMO PAII!!! - Franklin Isídio
Amadeu Lopes, um super pai!
Queremos desejar um feliz dia dos pais, para o nosso super pai! Somos muito felizes por tê-lo sempre presente, apoiando-nos em cada decisão e nos ajudando ao seu modo. É muito bom, e somos gratos a Deus, por podermos estar sempre juntos! Te amamos muito! - Seus filhos: Amanda, Junior e Anderson

Dedicado à Temildo Galdino da Silva, Natal/RN
Pai, hoje mais que ontem, eu gostaria de estar perto de você, sentindo sua presença calorosa, sei que só posso fazer isso em pensamento, pois quilômetros de distância separam-nos nesse momento. Pai, quero agradecer a você por tudo o que dedicou a mim ao longo de sua caminhada, pedindo desculpas por algum aborrecimento que por vezes lhe causei. Mas seu coração de pai, sempre mostrou compreensão e carinho. Quero desejar a você neste dia grandioso, que é especialmente só seu. Que Deus lhe mande um exército de anjos para lhe guardar e proteger em todos os instantes. Obrigada por tudo pai, e saiba que mesmo assim, distante, você continua ser o meu maior ídolo. Um beijo grande meu pai Feliz Dia dos Pais - De sua Filha, daqui do Rio de Janeiro/RJ, Annykarulliny.
Papai ainda não sei falar, mas quando te olho e corro pra te abraçar, estou querendo dizer que amo muito você. FELIZ DIA DOS PAIS! - Com carinho: William de Farias Gomes


PAPAI TE AMO DE MONTAO!!!! FELIZ DIA DOS PAIS!!! -
FERNANDA SANTIAGO

Paizinho, apesar dos anos terem se passado e eu não ser mais sua garotinha, hoje você além de "meu pai, meu amigo", continua sendo "meu pai, meu heroi". Com você me sinto protegida da mesma forma como era quando eu era apenas uma criança. Te amo, meu paizinho. - Pryscilla Dumaresq Santa Rosa Galvão

A você papai Geilson, que me educa, me ensina, me compreende e me dar todo carinho e amor incondicionalmente. - Maruska

Meu querido e amado pai,venho através deste meio de comunicação para dizer que a nossa distancia não
interfere em nada o amor que sinto por você meu painho. Não vou dizer que é fácil estar aqui na Inglaterra tão distante do senhor, saber que estou perdendo momentos especiais aonde poderíamos fazer juntos, no dia dos Pais fico bem saudoso de tudo isso que estou perdendo, gostaria muito de esta ai ao seu lado para passar este dia dos pais , te abraçar ir dormir no
seu quarto, assistir televisão juntos tomar uma cervejinha juntos. Painho o senhor e um exemplo de pai, este pais que esteve sempre presente, sempre batalhou muito para nos da comida e estudos, como também nos fazer tão feliz. FELIZ DIA DOS PAIS - Do seu filho Alex Fernando Uchoa de Melo Covre

Esta data não poderia passar despercebida no meio de todos os dias da minha vida em que o senhor esteve presente. Por isso venho aqui na Tribuna do Norte, que nos proporciona as primeiras horas da manhã de compainha, agradáveis conversas e até discursões, que me fazem aprender cada vez mais com o senhor, agradecer por todos os dias da minha vida em sua responsabilidade e exemplo paternal, me dão a chance de chegar hoje grata, feliz e realizada pela oportunidade de te-lo ao meu lado e ver que o presente no dia de hoje é meu, por ter seu apoio, ensinamentos e amizade! - Com amor, carinho e gratidão, de sua filha Ana Paula Dantas.

Quando eu nasci, aprendi que a minha família era a base para que pudesse se erguer dentro da minha vida, que deveria buscar sempre o justo, o ético e a moral em tudo que viesse a fazer entre outras coisas. Mas, com o passar do tempo, percebi que o meu grande exemplo seria meu pai, pois me encorajou em diversos momentos, me deu carinho e atenção nos momentos mais relevantes em minha vida, me orientou, me ensinou a proceder de forma correta, sempre com muita humildade, o que para mim é um fator de tamanha importância nos dias contemporâneos, ou seja, ensinou-me a viver de forma feliz e alegre durante todos os obstáculos superados. - Deivy Bruno do Nascimento Medeiros

Pai não é apenas quem coloca no mundo, Pai é aquele que cria com amor,que educa e corrige teus erros para que não se tornem vícios,e o meu é assim,Te Amo PAI! - Sorana Noberta Caú Soares

Me emocionei quando perguntei que presente o sr. queria e você disse quero sua presença aqui. Mais um dia dos pais e eu aqui a 3.000 km de distância ! Datas assim só fazem a saudade crescer. Tenho orgulho de ser sua filha, de ter um pai tão carinhoso e amigo só tenho a agradecer a Deus por ter me dado o melhor pai do mundo que me ensinou e ainda me ensina não só com palavras mas principalmente com sua vida a ser uma pessoa melhor a cada dia. Te amo sempre, que Deus te abençoe. Aqui do interior de SP: F E L I Z D I A D O S P A I S !! - Daniele Loide de Menezes Andrade Valério

Pai, que me lembre você nunca trocou uma fralda ou preparou uma mamadeira!
Nunca fez um chá ou verificou uma febre!
Não foi as reuniões da minha escola!
Não me deixava sair sozinha à noite!
Não me deixava beber bebidas alcoólicas!
Não me deixava dormir nas casas das colegas de escola!
Não me beijava antes de dormir!
Não sentava para conversar comigo!
Mas,lembro bem que...
Pai, que me lembre você sempre é,foi e será uma presença forte!
Sempre preocupado em saber se estávamos bem de saúde!
Sempre atento as horas que chegaríamos em casa !
Sempre perguntando com quem andávamos!
Sempre calado avaliando nossas conversas!
Sempre ,quando falava, era incisivo nas palavras!
Sempre incentivador das leituras com jornais e livros!
Sempre trazia aquele mimo de lembrança do dia:um doce!
E depois de adulta,casada e com filhos
você continua esta mesma figura forte presente na vida dos netos que aprende a cada dia pelo exemplo de vida que você demonstra! Obrigado por tudo, Pai te amo! - Cecilia M. P. Medeiros

Hoje nós podemos dizer que você é o nosso presente. Obrigada por ser esse pai maravilhoso, por tudo que você faz por esse pequenininho, pela sua tininha e por nossa família. Agradeço sempre a Deus por ele ter me dado você, para ser o pai de Luan. TE AMAMOS MUITO!!! FELIZ DIA DOS PAIS!!! - Clemilde Alves de Pontes

João Ageu de M. Filho, esse é o nome. Pai, nós estamos aqui em Manaus/AM morrendo de saudades e aproveitamos esse momento para lhe desejar um feliz dia dos pais. Que Deus possa continuar te abençoando grandemente e abrindo as portas como tem feito ultimamente. São os votos dos seus filhos Ageu Neto e Magaly e também dos seus netos Sarah e Samuel. Obrigado por tudo! - João Ageu de Medeiros Neto

Homem de coragem, de lutas com bastantes vitorias, perseverança, um super pai... Que amo em todas as instâncias da vida. Será que consegues imaginar o quanto te amo? Conta as estrelas do céu e depois multiplique por 1.000 e nem assim saberás o quanto te amo, porque te amo demais!! Obrigada papai por me dares tanto carinho mesmo as vezes não sendo merecedor. És o melhor Pai do mundo. Feliz dia dos Pais! - Felipe Otávio da Silva

Pai, te agradecemos por tudo que o senhor fez, tem feito e fará nas nossas vidas. O senhor não é só aquele que nos dá alimento, estudo... e sim alegrias, amor, afeto, carinho. Agradecemos a Deus por ter colocado uma pessoa tão boa em nossas vidas, que só quer o nosso bem. Nosso herói especial, beijos e Feliz DIA DOS PAIS. - Tuanny Barbosa

Pai, você que me ensinou metade do amor que tenho. Me ensinou a bondade, a paciência e a alegria de viver - só tenho a agradecer por tudo. E, como já dizia o poeta: ah, se todos no mundo fossem iguais a você, meu painho! - Taiza Rabello

Ao meu vô, Zé Branco, em sua memória, agradeço pelo excelente exemplo dado ao longo destes 27 anos de convivência e ensinamentos constantes! Hoje, depois de sua partida, Deus me deu a oportunidade de "tentar" pelo menos, ser parecido com você! Confesso que será difícil... mas Deus já me deu a oportunidade inicial, ser pai. Ana Clara está aí e tudo que a mim couber, estarei disposto a fazer para educá-la, protegê-la e principalmente amá-la da forma como sempre sonhei que o meu pai biológico tivesse o feito, mas graças a Deus o meu avô o substituiu. Parabéns a todos os pais! - Saulo Leão


Painho, obrigada por ser um Pai tão carinhoso e tão presente em minha vida, ainda sou bastante pequena, mas ja sinto um grande amor por você. TE AMO !!!! Tenha um Feliz 1º Dia dos Pais, Beijo,
Maria Luisa Aladim Rebelo.

"Muitas vezes existem pessoas bem pertinho de nós que amamos de montão, mas nunca lhe falamos o quanto amamos. Você é uma dessas pessoas. Te amomos! Parabéns pelo seu dia!" FELIZ DIA DOS PAIS!!!
FILHOS: CELIDA, CELINA, MARCELINO, SELMA, ROSA. NETOS; JEAN, GERSON, GILDERSON, LUCIELMA E RÚBIA. BISNETOS: JEAN FILHO, NICOLAS, LUCAS E REBECCA. (Família
Rêgo).

Meu PAI, que palavra BONITA de falar, FORTE de acreditar, SIMPLES de chamar, ESPERANÇOSA para acreditar que tudo vai melhorar, SEGURA de esperar. PAINHO de amo tanto, quero tanto bem que fico a me perguntar como meu coração se meu coração é tão grande quanto ao seu para guardar tanto AMOR. Obrigada por tudo que me ensinou; caráter, respeito, amor
ao próximo TUDO, TUDO MESMO. Te amo meu AVOHAI! -
Aline Lustosa

Para Nivaldo (pai) feliz dia dos pais, curta muito esse dia, paz,saúde e dizer o quanto seus filhos e netas o amam.
Filhos: Nivaldo Jr, Rodrigo, Raquel, Netas: Laura e Helena

Tiago, preciso agradecer primeiramente a Deus, por ter colocado um homem tão maravilhoso na minha vida e a vc por ser um pai fantástico pro nosso filho... Apesar de não termos bons exemplos de pai, vc superou todas as expectativas... Hoje vejo que valeu a pena ter passado por tudo que passamos... Fico emocionada com a forma como cuida do nosso menino,
pois esse instinto de amor e proteção nos foi negado... Obrigada por nos proporcionar momentos inesquecíveis... Te amo muito!!! FELIZ DIA DOS PAIS!!! -
Daniele Carvalho

Papapo, com a minha pouca idade ja posso expressar meus sentimentos, o amor e alegria de está ao teu lado e de te-lo como avô. Sei que tudo é verdadeiro e que a dedicação não poderia ser maior. Obrigada Papapo. Esta é uma forma de te desejar feliz dia dos Pais e que possamos está sempre juntos, dividindo e contagiando todos com nosso amor e alegria.
Meus dias são sempre coloridos como um arco-iris e ter a certeza do teu amor é que me faz feliz a cada dia. Espero te dar sempre alegrias em todos os aspectos. Eu te amo Papapo. -
Yuri Gabriel

Pai quero te dizer que mesmo com a distância, sou uma filha muito abençoada por teu um pai como você, apesar de não estar presente nos melhores momentos da minha vidaquero que saiba que és muito especial. Sinto falta do seu colo, de um abraço apertado, sinto falta de você. não demora muito não vem logo me visitar. Saudadess!!!
Francilene Lima

O Sr. Juvêncio Ferreira da Silva , hoje aos seus 84 anos de vida pode ter a certeza de ser o melhor PAI/AMIGO do mundo. No meio de tantos problemas no relacionamento dele com minha mãe, ele sempre separou bem as coisas e nunca deixou de ser Pai. E por isso que sempre vou dizer ele pode não ter sido um bom homen para suas esposas , mas pai ele foi
sempre o melhor... -
Fabiana Pereira da Silva
 
 
Fonte: Tribuna do norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário