sábado, 11 de junho de 2011

Dengue já matou sete pessoas no RN


Prefeitura do Natal promete intensificar o combate ao mosquito da dengue, através do trabalho dos agentes de endemias
Prefeitura do Natal promete intensificar o combate
 ao mosquito da dengue, através do trabalho dos agentes de endemias

A Sesap divulgou ontem o número de casos de dengue notificados e acumulados desde o início do ano  até o dia 4 de junho, período em  que foram notificados 13.925 casos, com a confirmação de 4.515 pacientes infectados pela dengue. O  boletim da semana epidemiológica de nº 22 aponta que, em todo o Estado, foram notificados 25 óbitos suspeitos de dengue, mas deste total só sete mortes foram confirmadas nos municípios de Natal, Mossoró, Macaíba, Parnamirim, Taipu, Jandaíra e Boa Saúde.

Por conta da morosidade dos municípios em alimentarem por e-mail o sistema de informação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), mas que será feito on line  a partir do segundo semestre nos 20 municípios considerados prioritários, ainda não é possível se saber, com segurança, qual está sendo a curva de casos de dengue no Rio Grande do Norte.

A coordenadora do Programa Estadual de Combate à Dengue, Kristiane Fialho, confirmou que muitos municípios sequer mandaram informações da primeiras semanas epidemiológicas, como as de números 6, 7 e 8.

Kristiane Fialho disse a tabulação dos dados já está na 22ª semana epidemiológica, mas se continua recebendo dados enviados com atraso pelos municípios.

Em alguns casos, confirmou ela, os municípios só enviam os dados quando necessitam do carro  fumacê "quando ocorre a explosão" de pessoas infectadas pelo vírus transmitido pelo aedes aegypti, o mosquito vetor da dengue.

Segundo ela, existe uma nota técnica do Ministério da Saúde orientando que só em casos "de alta transmissão" da doença, é que o carro fumacê deve ser deslocado para o município em questão. "A gente abre o sistema e vê que, num  município, existe um ou dois casos, só então alimentam o sistema, quando pedem o fumacê", disse ela.

Por essa razão, ela afirma que "não dá para fazer uma comparação relativa" dos casos de dengue, que realmente, chegou a um ápice ou está caindo, mas a Sesap não tem como mostrar, em números, como isso vem ocorrendo.

Dados

Segundo a Sesap, no Rio Grande do  Norte 92 cidades apresentam incidência alta da dengue. O município de Natal continua com a liderança de notificações, com 3.837 casos. Outros municípios com grande número de casos notificados são: Mossoró (1.906), Parnamirim (1.108), Santa Cruz (621), João Câmara (560), Macaíba (473), São Gonçalo do Amarante (453), Nova Cruz (416), Pau dos Ferros (397) e São Paulo do Potengi (341).

De acordo com Kristiane Fialho,  a operação com os carros-fumacê ainda está sendo realizada. "Semana passada a equipe estava em Assu e já seguiu para Fernando Pedroza. E, desde o sábado, dia 4, os carros-fumacê estão circulando no município de Santa Cruz para tentar interromper a circulação do sorotipo 4", afirmou ela.

Proliferação do mosquito Aedes aegypti aumenta em Natal

O índice de infestação predial pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, aumentou 0,2% no bimestre de maio e junho de 2011 em relação ao mesmo período do  ano passado, informou ontem o coordenador do Programa Municipal de Controle de Dengue, Alessandre de Medeiros Tavares.

De acordo com o Centro de Zooneses, situado na Zona Norte e ao qual é vinculado o programa,  o índice de infestação dos prédios foi de 2,6% contra os 2,4% de maio e junho de 2010. "Para cada 100 imóveis foi identificada a presença do mosquito em 2,6% deles", explicou Medeiros.

Segundo Tavares, esse mapeamento é feito a cada dois meses, mas por conta da greve de duas semanas em abril, houve um atraso na coleta de dados: "Nós terminamos o trabalho de campo na segunda-feira, dia 6, e ficaram faltando as análises laboratoriais e a tabulação dos dados, que são os passos seguintes".

Tavares explicou, ainda, que "do ponto de vista de infestação predial Natal encontra-se em risco médio de infestação", o que não significa que não haja risco de transmissão da dengue, como pensam algumas pessoas.

Ele disse que em virtude de não ter sido feito o mapeamento por distritos, mas informou que as previsões feitas pelo Ministério da Saúde no  ano passado "confirmaram" que os distritos Leste e Oeste são os que apresentam o maior número de casos de dengue, que chegou a 4.231 em Natal até ontem, quando se fez a consolidação dos números, que são superiores aos divulgados pela Sesap, que é datado de 4 de junho.Tavares ainda declarou que a falta de larvicida, que não alcançou todos os distritos sanitários de Natal, "já foi solucionado".  O Ministério da Saúde já enviou 50 quilos do larvicida "Diflubenzuron", um pó que é diluído n'agua, enquanto a solução é usada, em pequenas quantidades, para matar as larvas do mosquito existentes em reservatórios.

Número de casos já é maior que o registrado em 2010

Os números da última semana epidemiologia ainda não foram anunciados, mas o Centro de Zoonoses de Natal já aponta que até ontem foram notificados 4.231 casos da doença em 2011, superando em apenas seis meses o número de casos do ano passado, que chegou a 4.112.

Para tentar conter o avanço da dengue em Natal, a Secretaria Municipal de Natal (SMS) realiza em parceria com o Sesi-RN a partir das 8 horas de hoje, uma ação educativa de combate à dengue na capital.

A SMS informa que mais de  300 profissionais estarão envolvidos na iniciativa, que percorrerá 10 mil imóveis Mãe Luiza, na Zona Leste e em Bom Pastor e Felipe Camarão, na região Oeste, justamente nos distritos onde foram notificados o maior número de casos da doença.

Os bairros foram escolhidos com base nos mais recentes índices epidemiológicos da doença. A ação tem como objetivo reforçar o trabalho de sensibilização dos moradores, com mensagens e distribuição de calendários informativos, que abordam hábitos necessários para a prevenção à dengue nas residências.

Além disso, os 50 mil calendários  disponibilizados para a mobilização serão distribuídos também na Estação Rodoviária de Natal, Estação Ferroviária da Ribeira e no Trevo de Igapó, com a colocação de carro de som e faixas.

"A mobilização da população é uma peça fundamental no controle do Aedes aegypti e não podemos relaxar", destacou o coordenador do Programa de Educação e Comunicação em Saúde do Centro de Controle de Zoonoses, João Pedro da Silva Neto.

Paralelamente às visitas nos três bairros selecionados, educadores do CCZ realizam, ainda neste sábado, palestras e rodas de conversa sobre dengue no bairro de Ponta Negra, juntamente com grupos de escoteiros, representantes de escolas e moradores do local.
 
Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário