quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Desfile da Independência atrai centenas de natalenses

Desfile de comemoração à Independência do Brasil
Desfile de comemoração à Independência do Brasil

O desfile cívico comemorativo ao 189º aniversário da Independência do Brasil, começou pontualmente às 9 horas da manhã desta quarta-feira (7) na Praça Cívica, em Natal. O calor forte que faz em Natal hoje, não foi um impeditivo às crianças, adultos e idosos que desde cedo aguardavam pelo início das comemorações militares.

De acordo com o Capitão de Fragata do 3º Comando do Distrito Naval, Cléber Ribeiro, 10 mil pessoas eram esperadas para acompanhar os desfiles. Apesar de algumas ruas nas cercanias da Praça Cívica terem sido momentaneamente fechadas, o trânsito fluiu normalmente e nenhum ponto de engarrafamento foi identificado.
Antes da abertura oficial do desfile, a governadora Rosalba Ciarlini cumpriu o ritual militar chamado de "revista à tropa", no qual ela passa ao lado dos militares em formação como se estivesse verificando se está tudo "ok". Após este momento, o desfile foi oficialmente aberto. A banda de música formada pelos alunos da Escola Municipal Ferreira Itajubá, das Quintas, foi a responsável pela abertura do desfile.

Inúmeras escolas estaduais e particulares participaram do evento. O desfile militar foi marcado por apresentações de policiais militares do Grupo de Choque e do Bope. Ocorreu também a simulação de socorro à vítima de acidente com os enfermeiros e médicos do Samu. Militares da Marinha, Exército e Aeronáutica foram aplaudidos durante a passagem pela Avenida Prudente de Morais. Desfilaram também Policiais Civis e Federais, além dos Rodoviários Federais.

No palanque das autoridades, além da governadora Rosalba Ciarlini, estavam comandantes, coronéis e almirantes de todas as forças armadas, secretários estaduais, o presidente da Câmara Municipal, Edivan Martins, lideranças políticas e representantes da sociedade civil. O desfile foi ainda marcado por protestos de estudantes, policiais militares e concursados que pediam a convocação com faixas e camisetas. A governadora chegou a ser vaiada por populares quando deixava a área do desfile durante o encerramento da cerimônia.
 
Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário