domingo, 11 de setembro de 2011

Ladrões usam maçarico para arrombar caixa eletrônico



Mais uma vez, o alvo foi a agência do Banco do Brasil da Avenida Duque de Caxias, na Ribeira. Os criminosos não se intimidaram e praticaram a ação por volta das 20h de ontem (sábado, 10). Segundo relatos de policiais militares, os bandidos entraram na agência como se fossem clientes. Para não levantar suspeitas, se dirigiram para um dos caixas eletrônicos do lado esquerdo da entrada principal do banco, mais recuados em relação aos demais. Eles aproveitaram uma espécie de lona, utilizada para cobrir os móveis da própria agência, para camuflar a ação. Com a ajuda de instrumentos cortantes e um maçarico, eles retiraram um móvel de madeira que emoldura o caixa e tiveram acesso à estrutura de aço, que foi derretida e, consequentemente, tiveram acesso ao dinheiro.
O alarme do banco foi acionado, mas quando os policiais do Batalhão de Choque chegaram ao local, os ladrões já haviam fugido. O 1º Batalhão da Polícia Militar, fica a menos de 500 metros do banco. Segundo informações de policiais militares de plantão, a gerência do banco foi ao local e constatou o roubo. O gerente, entretanto, não soube informar a quantia roubada. Somente um caixa eletrônico foi violado. Na expectativa de capturar os bandidos, a Polícia Militar realizou diligências na área do banco e nos bairros das Rocas, Santos Reis e Ribeira, mas não tiveram êxito.
O banco dispõe de três câmeras de segurança no hall dos caixas eletrônicos. Segundo a Polícia Militar, os assaltantes só poderão ser identificados através do sistema interno de monitoramento. No momento do crime, nenhum segurança particular estava na agência. Segundo populares, a segurança privada só é feita durante o funcionamento do banco. Durante as noites, feriados e finais de semana, os bancos só funcionam com o monitoramento via câmeras de segurança.
Segundo arrombamento em nove meses
No dia 31 de dezembro do ano passado, a mesma agência teve um dos terminais eletrônicos arrombado. A ação ocorreu durante a madrugada. O local onde o dinheiro é armazenado foi levado mas a quantia furtada não foi revelada pela gerência do Banco. Segundo o oficial do dia do 1º Batalhão da PM, o tenente Gotardo Gonçalves, a informação chegou no início da manhã, através de populares, que estiveram na unidade para utilizá-la. "Fizemos o isolamento da área e tentamos contatar o gerente do banco e a empresa de segurança, mas não conseguimos", informou o tenente.

Os funcionários do banco chegaram pouco depois da PM, e disseram não saber como o furto ocorreu. Pela forma como o caixa foi arrombado, dá para perceber que foi utilizado algo parecido com uma broca.

Na época, não se sabia se as três câmeras instaladas na parte superior da área dos caixas eletrônicos da agência filmaram o furto. A câmera mais próxima, que fica de frente para o caixa, pode ter sido alterada. Na manhã posterior ao crime, ela estava virada para a parede. Outras câmeras menores, colocadas em caixas de depósito localizados próximos ao que foi arrombado, também não devem ter registrado. Isso, porque o autor ou os autores do crime colocaram envelopes de depósito na frente do caixa, evitando que as câmeras registrassem a ação - o caixa arrombado não tinha câmeras. O alarme da agência não funcionou durante o arrombamento.
 
Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário