domingo, 9 de outubro de 2011

Armas de agentes penitenciários foram recolhidas

Familiares de presos chegando no presídio de Alcaçuz
Familiares de presos chegando no presídio de Alcaçuz
Os agentes penitenciários do Rio Grande do Norte, em greve desde ontem, afirmam que a secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc) recolheu as armas daqueles que ainda estão fazendo a guarda nas unidades prisionais potiguares. Na manhã de hoje, durante a visita de familiares dos presos na penitenciária de Alcaçuz, em Nísia Floresta, o clima era de revolta entre aqueles que trabalhavam na revista de bolsas e sacolas dos visitantes. "Isso é uma represália do Governo do Estado. Não querem negociar e tem uma atitude dessa", disse um agente que não quis se identificar.

Alheias à situação, esposas, mães e demais parentes dos detentos de Alcaçuz que estão nos pavilhões 1 e 4 aguardavam a autorização para entrar no presídio. "Quero só ver como isso vai ficar com essa bendita greve. Já é ruim com eles, pior vai ficar, não é?", disse Socorro Dantas, mãe de um preso. "Nos dias normais a gente espera muito aqui fora. Imagine hoje como vai ser. O Governo precisa fazer alguma coisa", reclamava Suellen da Silva, esposa de um detento.

O titular da Sejuc, Thiago Cortez, disse que o Governo já cumpriu alguns pontos de um acordo feito com a categoria. "A parte de melhorias das condições de trabalho foi realizada. Entregamos novos equipamentos e melhoramos o ambiente de trabalho". A pendência que acabou por gerar a greve, segundo o secretário, está no pagamento do reajuste de 45% no salário. "Propomos um escalonamento em três parcelas de 15%. Uma próximo ano, a outra em 2013 e a última em 2014. A categoria não aceitou.
 
 
Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário