domingo, 16 de outubro de 2011

Sobe para 65 o número de homens detidos na DP zona Sul


A Delegacia de Plantão da zona Sul sofre com o problema da superlotação
A Delegacia de Plantão da zona Sul sofre
com o problema da superlotação
Em dois dias, a Delegacia de Plantão zona Sul, na Cidade da Esperança, aumentou sua população carcerária em 13,01%. Dos 47 homens que ficaram detidos na unidade na sexta-feira passada, após a transferência de 45 apenados para outras unidades prisionais, mais 18 foram levados para a Delegacia de Plantão desde à noite da sexta-feira (14) até a manhã deste domingo (16). A superlotação é apenas um dos problemas enfrentados pelos policiais civis que trabalham na unidade.
No início desta manhã, a movimentação de familiares era intensa na delegacia. Muitas mulheres levavam mantimentos para filhos, namorados, parentes e maridos que aguardam julgamento ou transferência e que estão detidos no local.
Dois policiais civis faziam a vistoria manual - sem luvas - de vasilhas com comida, garrafas com café, refrigerante e água. E reclamavam da quantidade de comida deixada da DP de Plantão zona Sul pela família dos apenados.

"Eles estão presos, não estão num hotel cinco estrelas", dizia um dos policiais civis enquanto revistava uma sacola com duas vasilhas com alimentos, mais três pacotes de biscoito recheado, café, refrigerante, roupas, maços de cigarro, água mineral e até uma carta. A fila se estendia por toda a recepção da delegacia enquanto os primeiros presos que receberam o café da manhã entregue pelos parentes, saciavam a fome na área transformada em carceragem.

De acordo com o delegado de plantão, Wanderley Alves, a situação da superlotação da unidade é constante e parece não ter solução. "É um problema sério. Hoje, por exemplo, não temos água", relatou. De acordo com informações dos policiais civis de plantão nesta manhã e dos próprios detidos, o único banheiro está quebrado e não atende a demanda da unidade.

"Temos que defecar dentro de sacos plásticos e depois jogamos para fora da carceragem. É imundo", disse um dos presos. Do lado de fora da Delegacia de Plantão zona Sul, restos de comida se amontoam entre dois veículos estacionados na entrada do que um dia foi a garagem. Hoje, o espaço outrora destinado aos veículos da Polícia Civil, serve de cela para os presos que superlotam a DP.

Juíza substituta de Nísia Floresta liberou 88 vagas em novo presídio

Oitenta e oito vagas por um prazo de dez dias. Foi esta a decisão da juíza substituta da Comarca de Nísia Floresta, Ana Karina de Carvalho, em resposta ao pedido do titular da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc), Thiago Cortez. O secretário havia solicitado à Justiça, no início da semana passada, a liberação de 100 vagas no Pavilhão Rogério Coutinho Madruga, erguido ao lado do Pavilhão 4 do Presídio Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta.

A autorização da juíza se deu após avaliação da atual situação do sistema prisional estadual que enfrentou, nas últimas semanas, rebeliões e fugas de detentos. O problema da superlotação das casas de detenção, porém, continua. A expectativa do secretário Thiago Cortez era de que, com a abertura nas vagas do novo presídio, a superlotação da Delegacia de Plantão zona Sul fosse minimizada.
 
Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário