sexta-feira, 8 de julho de 2011

'Minha filha se defendeu da morte', diz mãe de estudante atacada na UFSC

Jovem de 23 anos teve o pescoço cortado e ação foi flagrada por câmera, Diretoria pediu à PM para fazer rondas no entorno da universidade.

 
 
"Minha filha não reagiu, ela se defendeu da morte após perceber que tinha sido ferida". Foi dessa forma que a administradora de 40 anos definiu como a filha, de 23 anos, se comportou durante o assalto sofrido nesta quinta-feira (8), no entorno do campus da  Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O crime foi registrado por uma câmera de segurança e o infrator, de 17 anos, foi capturado por policiais cerca de três horas depois do crime.
A mãe da jovem disse ao G1 que foi com a filha para a delegacia e para o hospital. "Fiquei mais chocada quando vi as cenas do assalto. A gente está acostumada a ver essas coisas com a família de outras pessoas, de estranhos, mas quando isso acontece com a nossa família é mais assustador, mais revoltante". Segundo ela, a filha teve um corte no pescoço, outro nos lábios e no rosto e sofreu escoriações no corpo.
saiba mais
A administradora revelou que a jovem assaltada tem uma irmã gêmea, que também estuda na UFSC. "O roubo é mais rápido do que parece. Na hora, minha outra filha não sentiu nada porque estava indo para a faculdade também, mas depois ela não se sentiu bem."
No momento do crime, segundo a mãe, a estudante estava indo para o estágio na UFSC. "Ela estuda letras e está em fase final do semestre. Minha filha é muito dedicada, focada e tem muitos planos após formada. Fiquei revoltada porque a gente corre o risco de ter a vida ceifada em um segundo e por um rapaz que não tem a mesma formação que minha filha tem, que não valoriza a vida dele como minha filha valoriza a dela."
Ela afirmou ainda que ficou tão assustada com as informações sobre os pais do adolescente infrator quanto ao conteúdo do vídeo que mostra o crime. "Soube que os pais do menino tentaram escondê-lo da polícia. Fiquei chocada com isso porque não consigo imaginar como um pai se comporta assim, sem passar valores bons para o filho".
Segundo a mãe, a estudante voltou à universidade apenas nesta sexta-feira (8). "Ela foi fazer a última prova do semestre. A instituição ajudou muito nesse sentido, os professores foram muito carinhosos com minha filha. Eu e meu marido estamos com ela em todos os lugares para onde ela for, pois acredito que ela precise do nosso apoio neste momento".
Reforço na segurança
A diretoria de segurança da UFSC quer reforçar a proteção aos alunos da instituição no entorno do campus e pediu ajuda à Polícia Militar (PM) para fazer isso, nesta quinta-feira (7). "Temos um efetivo de 65 seguranças no nosso quadro de funcionários e outros 155 seguranças terceirizados que atuam em uma área de um milhão de m² deste campus em Trindade", disse Leandro Luiz de Oliveira, diretor de segurança da UFSC.
O adolescente infrator usou um canivete para render a vítima e foi preso na casa dos pais. Ele foi levado para a 6ª Delegacia de Polícia para a Mulher, Idoso e Adolescente da capital catarinense, onde permanece recolhido até a liberação de vaga em uma instituição específica para adolescente infrator.
Ele informou que a universidade começou a usar câmeras de segurança em 2005. "Desde a instalação desses equipamentos, houve uma queda intensa de casos de crimes cometidos no campus. Em 2005 foram 32 furtos a veículos, em 2006 foram oito casos e em 2009 registramos apenas um caso. Prendemos 140 pessoas que estavam cometendo crimes no campus no período de 2008 a 2010. Nestes mesmos três anos, apreendemos 32 adolescentes. As câmeras e os sistemas de alarme no campus ajudam a coibir a ação de criminosos", disse Oliveira.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário