terça-feira, 2 de agosto de 2011

Vice-governador defende candidatura de Natal para sediar Olimpíadas Escolares

Edgar Hubner fez a explanação sobre os jogos aos desportistas e ao vice-governador Robinson Faria
Edgar Hubner fez a explanação sobre os jogos
 aos desportistas e ao vice-governador Robinson Faria

O Rio Grande do Norte está correndo para captar mais uma grande atração esportiva para o estado. Nesta terça-feira (2), o vice-governador Robinson Faria, e o secretário adjunto de Esportes, Domílson Damásio, receberam o gerente geral de Iniciação, Fomento e Eventos do Comitê Olímpico Brasileiro, Edgar Hubner, para discutir a candidatura de Natal para sediar a etapa nacional das Olimpíadas Escolares em 2013. No encontro, Robinson demonstrou otimismo para que os jogos sejam realizados no estado e garantiu que, entre os concorrentes, o Rio Grande do Norte é o que possui melhor estrutura.

Durante o primeiro semestre deste ano, o secretário de Esportes do estado, Joacy Bastos, discutiu junto ao COB a possibilidade de que os jogos fossem realizados em Natal. Durante a segunda reunião do Fórum do Esporte Norte-Riograndense, em que Edgar Hubner foi um dos palestrantes, a governadora Rosalba Ciarlini e Joacy Bastos discutiram com o representante do COB a inclusão de Natal entre as candidatas para os jogos de 2013 e, pouco tempo depois, o Executivo formalizou a candidatura, que poderá trazer benefícios tanto no ramo esportivo quanto econômico para o estado.

Em 10 dias de competições, as Olimpíadas Escolares reúnem, aproximadamente, 5 mil atletas na cidade-sede. São 25 mil diárias e 50 mil refeições pagas pelo COB a hotéis e empresas potiguares, além da realização de clínicas e palestras com atletas olímpicos abertas para os professores do estado. "São aproximadamente R$ 4 milhões que o COB investe na sede e, para que os jogos tenham êxito, é necessária a participação das federações esportivas e do Governo", disse Edgar Hubner.

Durante as visitas às cidades-sede, os membros do COB analisam, principalmente, a estrutura da rede hoteleira - desde quantidade de leitos até os preços - e a disponibilidade de ginásios. Na opinião do vice-governador Robinson Faria, Natal é a cidade que tem mais condições de abrigar os jogos, superando os principais adversários para sediar os jogos de 2013: Belém (PA), Campo Grande (MS), João Pessoa (PB) e Teresina (PI). "A governadora está entusiasmada com a possibilidade de sediarmos os jogos e eu, particularmente, não acredito que nenhum estado candidato tenha melhores condições do que nós para sediar os jogos", garantiu.

Na explanação de Edgar Hubner, o membro do COB explicou que caberia ao Rio Grande do Norte a negociação para cessão dos ginásios, assim como a organização da abertura e o transporte interno das equipes dos hotéis para os ginásios. Para o vice-governador, todos os pontos podem ser cumpridos com tranqüilidade pelo Governo do Estado. "Temos uma das maiores redes hoteleiras do Brasil e todos os pontos demonstrados aqui poderão ser cumpridos facilmente pelo Governo", disse Robinson, otimista com a escolha de Natal.

Os membros das federações esportivas presentes também argumentaram junto a Hubner sobre a importância que os jogos terão para o esporte potiguar. Para os desportistas, a escolha de Natal vai contribuir para o estímulo aos novos atletas e desenvolvimento das federações. "O legado para o desporto escolar será imenso, principalmente devido ao estímulo aos atletas e à reciclagem dos professores", comentou o presidente da Federação Norte-Riograndense de Desporto Escolar, Gileno Souto. "Teremos uma chance fazer com que cresçam não só as federações, mas também seja financeiramente interessante para o estado e para o surgimento de novos atletas", completou a presidente da Federação Norte-Riograndense de Ginástica, Fátima Albuquerque.

Os funcionários do COB permanecerão no Rio Grande do Norte até quinta-feira (04), visitando ginásios e hotéis da capital potiguar para, até o fim de setembro, enviar ao Governo do Estado o relatório da visita. A decisão sobre a sede será no dia 28 de outubro. "O COB está aqui para colher as informações e nós vamos ajudar no que for preciso para que eles vejam que o Rio Grande do Norte é merecedor de receber os jogos", disse o secretário adjunto da Seel, Domílson Damásio.

Com informações da Assecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário