sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Polícia Civil criará Núcleo de Custódia Provisória


Núcleo será criado com o objetivo de abrigar presos em flagrante e diminuir superlotação em outros centos prisionais
Núcleo será criado com o objetivo de abrigar presos em
 flagrante e diminuir superlotação em outros centos prisionais


Os recorrentes problemas da Polícia Civil envolvendo a custódia de presos pode estar começando a ser resolvido. A Delegacia-geral de Polícia (Degepol) irá criar ainda em 2012 o Núcleo de Custódia Provisória, para destinar as pessoas presas em flagrante. De acordo com informações do delegado-geral Fábio Rogério Silva, será utilizada uma estrutura ainda não definida de algum dos onze Centros de Detenção Provisória (CDPs) da Grande Natal, sob responsabilidade do Sistema Penitenciário Estadual. Atualmente, todos as pessoas que cometeram crimes e foram detidas em flagrante delito estão sendo encaminhadas para a antiga Delegacia de Plantão da zona Sul,localizada no bairro de Cidade da Esperança.


Após reformas, a Degepol pretende trazer novamente a estrutura da 8ª DP para Cidade da Esperança, hoje instalada no bairro de Felipe Camarão. Já o local onde funcionará o Núcleo de Custódia Provisória não está definido. "Um CDP será disponibilizado para a Polícia Civil, mas não sabemos qual. Pode ser até que seja o de Pirangi". O CDP de Pirangi, na zona Sul de Natal, funciona como centro de triagem antes da distribuição de presos para outras unidades prisionais.

Como as delegacias do Estado não funcionam mais de modo 24 horas, detentos não estão sendo mantidos nessas estruturas. Ontem, a reportagem da TRIBUNA DO NORTE esteve na antiga Delegacia de Plantão na Cidade da Esperança. A entrada da equipe não foi permitida, tendo sido informado que lá estavam custodiados 32 presos. Do lado de fora, foi possível perceber que a superlotação, comum no local, mais uma vez é uma realidade.

Com apenas uma cela, a polícia improvisou outro espaço entre a cela e as salas de funcionamento administrativo da antiga DP. Nesse local, outros detentos são mantidos. Uma grade separa os acusados da liberdade.

Na análise do delegado-geral Fábio Rogério, a situação está "boa demais". "Aquilo ali já esteve muito pior. Hoje, tá bom demais. Mas com certeza vai melhorar muito com o Núcleo de Custódia", disse em entrevista no final da manhã de ontem.
 
Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário