quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Roubos aumentam 31% em Natal

Moradora do bairro Nossa Senhora da Apresentação aponta marca de bala disparada durante assalto ocorrido semana passada
O bairro de Nossa Senhora da Apresentação, na zona Norte, foi a localidade que registrou o maior número de roubos em 2011: foram 420 casos, entre janeiro e julho deste ano. Lagoa Nova, com 389 casos, e Alecrim, com 270, também se destacaram negativamente entre as cinco primeiras localidades no topo das estatísticas. Outras dois bairros na zona Norte completam o "Top 5" do crime em Natal. São eles: Lagoa Azul e Potengi.
Para o comandante do policiamento metropolitano, coronel PM Wellington Alves Pinto, a incidência do crime está diretamente relacionada a fatores sociais. Soma-se a isso os problemas estruturais. Para ele, "tudo cai no colo da polícia".

"Há fatores sociais como problemas na educação pública e no núcleo familiar. Além disso, vemos postes apagados, ruas sem pavimentação. Tudo isso se soma e contribui para os problemas de segurança pública. A Polícia Militar não é onipresente", explicou Alves.

Ele também levantou a questão da população e área do bairro de Nossa Senhora da Apresentação. "É o maior e mais populoso da cidade. A incidência de crimes tende a ser maior".

A quantidade de roubos registrados na capital do Estado nos sete primeiros meses deste ano apresentou um aumento de 31%. Em janeiro, foram registrados 643 roubos em Natal e em julho esse número passou para 844. Os dados de julho de 2011, também superam os registros desse mesmo mês do ano passado, quando foram registrados 828 roubos. As estatísticas foram repassadas pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), através da Subcoordenadoria de Estatística e Análise Criminal.

O comandante do policiamento metropolitano destaca a necessidade de se registrar e denunciar o crime sofrido. A partir daí, ele esclarece que haverá planejamento estratégico para as áreas mais afetadas. "Contamos agora com a importante ferramenta da Subcoordenadoria de Análise Criminal. Nos reunimos todo início de semana para planejar ações e discutir casos a partir dos dados".

O coronel Alves também faz ponderações sobre o trabalho de investigação realizado. Para ele, a Polícia Militar trabalha com a prevenção e a ostensividade, a Polícia Civil tem que cumprir seu papel de investigar. "A parte de investigação vai apontar a formação de quadrilhas, o crime organizado, que alicia pessoas a trabalhar de forma criminosa".

Contraponto

O documento repassado à reportagem pela Subcoordenadoria de Estatística cita também um contraponto: houve uma queda de 6,7% na quantidade de roubos nos primeiros sete meses deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 5.532 casos de roubo de janeiro a julho de 2010 contra 5.158 neste ano.

O coronel Wellington Alves exalta a gestão do secretário Aldair da Rocha,da Sesed. Para ele, o perfil técnico de Aldair foi capaz de superar as dificuldades financeiras do início do governo Rosalba para progredir na segurança pública do Estado. "Ele foi capaz de progredir em um ano difícil".

População vive cercada de grades, com medo da violência

A marca de tiro na porta de entrada do pequeno comércio ainda está lá. Por mais que Izabel Anunciada tente esquecer os momentos de pânico que viveu na noite da última terça-feira, o buraco na estrutura de ferro lembra o quanto os moradores e comerciantes do bairro Nossa Senhora da Apresentação, na zona Norte de Natal, estão à mercê dos bandidos. Era por volta das 21h quando dois adolescentes, um deles armado, anunciou o assalto. A ação durou poucos minutos. Os ladrões levaram 3 aparelhos de vídeos games, um prejuízo de mais de R$ 2 mil.
aldair dantasPoliciais fazem ronda em Petrópolis, alvo constante de assaltosPoliciais fazem ronda em Petrópolis, alvo constante de assaltos

"A situação nesse bairro é essa mesmo. As viaturas dessa tal Ronda Cidadã até passam por aqui, mas só passam na hora errada, de manhã. Quando a gente precisa, não passa um policial", diz Izabel.

Na avenida José Luiz da Silva, no mesmo bairro, é fácil perceber que o medo faz parte do cotidiano dos moradores. Praticamente todas as casas possuem grades de ferro nas portas e janelas. Alguns comerciantes colocaram a proteção justamente para tentar impedir a ação dos bandidos. "Tenho esse comércio há alguns anos e graças a Deus nunca fui assaltado. Tomo minhas precauções. Nunca deixo a grade aberta e só passo as mercadorias pela janela", explica João Batista da Trindade.

Infelizmente, a maioria não tem a sorte de João Batista. Na tarde de ontem, a reportagem da TRIBUNA DO NORTE esteve no bairro e, em pouco mais de duas horas, ouviu relatos de pessoas que explicam porquê Nossa Senhora da Apresentação é o bairro com o maior número de roubos da capital. Enquanto esteve no local, a equipe de reportagem não viu nenhuma viatura ou policial militar.

Ainda assustado, o proprietário de um supermercado localizado às margens da avenida das Fronteiras prefere não se identificar. As marcas do terceiro assaltado no local também estão visíveis. "Eram dois caras que entraram aqui, anunciaram o roubo e levaram todo o dinheiro que estava no caixa. Quando saíram, ainda dispararam tiro", conta. O crime aconteceu no último sábado. O comerciante não sabe quanto foi roubado. "Mais preocupante que a quantidade roubaram, é a sensação de insegurança. Vivo com medo".

Em Petrópolis, comércio é alvo dos bandidos

São quase 18h e o comércio ainda está movimentado na avenida Afonso Pena, no bairro Petrópolis, zona Leste de Natal. O vai e vem de carros e pessoas se assemelha ao encontrado na avenida Boa Sorte, em Nossa Senhora da Apresentação, zona Norte da capital. Comerciantes de ambos locais também dividem a mesma sensação com relação à segurança: o medo de serem assaltados.

Os bairros, além do poder aquisitivo de seus habitantes e fachadas de lojas, diferenciam em outro fator registrada pela TRIBUNA DO NORTE na tarde de ontem: a presença da polícia. Apesar de o governo do Estado anunciar a criação e presença da Ronda Cidadã no bairro da zona Norte, enquanto a reportagem esteve no local, nenhuma viatura policial apareceu. Entretanto, em Petrópolis, em menos de uma hora, duas viaturas foram vistas fazendo ronda na Afonso Pena.

A presença policial é reforçada com a contratação de seguranças particulares. Apesar disso, os bandidos não deixam de agir no bairro. A segurança pública já havia sido pauta de discussões de comerciantes da região após uma onde de crimes no início deste ano.

Na madrugada de ontem, houve um assalto contra um restaurante localizado na Afonso Pena. De acordo com informações da Polícia Militar, o valor levado pelos criminosos supera os R$ 10 mil. Os alvos da quadrilha foram os funcionários do local, que haviam recebido os salários durante a terça-feira passada. A polícia irá investigar a possível participação de outros funcionários na ação criminosa.

De acordo com informações do oficial de serviço do 1º Batalhão - responsável pelo patrulhamento da área -, o assalto ocorreu por volta da 0h30 de ontem e os bandidos não chegaram a abordar os clientes. Dois homens armados foram vistos atuando no crime, mas é provável que tenham contado com outros dois em apoio, para dar fuga em um veículo ainda não identificado.

Ainda durante a madrugada, a PM deteve dois suspeitos com as características repassadas pelas testemunhas. A prisão ocorreu no bairro do Alecrim encontrado com um capacete supostamente roubado durante a ocorrência em Petrópolis.
 
 
 
 
Fnte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário